ATIVIDADE DE COESÃO E COERÊNCIA
TEXTO - EMBALADA
“Oi que lá vinha pelo rio uma pedra boiano
em riba dessa pedra, três navegador
um deles era cego, nada enxergando
o outro não tinha braço, pois o trem cortou,
mas deles o terceiro era o mais sem-vergonha,
pois estava nuzinho como Deus criou
eis que chegando adiante o cego num berreiro
olhando para o fundo, “olha um tostão” gritou
e ouvindo isso o tal que era aleijado
metendo a mão no fundo o tostão apanhou
e o tal que estava nu tendo o tostão tomado
mais que ligeirinho no bolso guardou...”
(Autor desconhecido)
01. No poema popular - EMBALADA - há 4 erros de coerência.
Encontre-os:
a) ...................................................................................................
b)....................................................................................................
c)....................................................................................................
d)....................................................................................................
02. Há também 3 erros de coesão. Encontre-os: a)...................................................................................................
b)...................................................................................................
c)...................................................................................................
03. Aponte conforme o modelo abaixo se há erro de coesão ou coerênciA:
a) O acidente foi provocado pelo cego que dirigia (.................)
b) O rapaz comeu um bolo, ficou doente (.............................)
c) Vamos o sul hoje (...................................)
d) Mário pegou um avião e foi resolver um problema em São Paulo.
Como a estrada estava muito ruim, Mário começou a sentir-se mal. (...........................................)
e) Jonas não tem dinheiro comprou uma fazenda com mil cabeças
de gado e começou a exportar computadores. (........................)
f) Macela estava grávida. Sentindo-se muito mal o marido foi
internado rapidamente e teve um robusto filho. (.......................)
g). Como Carlos não tinha caneta começou a escrever um belo poema (....................................)
h) Quando José morreu, convidei todos os meus amigos e fomos lá
comemorar a sua partida. (..........................................)
04. Reescreva o texto acima ( sem rasuras), demonstrando domínio da norma culta da língua escrita em um só parágrafo, para isso retire as expressões coloquiais, os erros de coesão e pontue-o adequadamente:
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05. Argumentar é expressar uma opinião, um ponto de vista a partir de conhecimentos adquiridos ao longo da formação de cada cidadão, seja através da escola (ensino sistematizado) ou da escola da vida. São estes conhecimentos que nos fundamentam enquanto leitores críticos e nos projetam para um novo amanhã, de certa forma, mais amadurecidos e sábios.
PROPOSTA - PRODUÇÃO DE TEXTO:
Redija um texto dissertativo – argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema - “Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?”
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